Um livro chamado "Um homem chamado Ove" (Fredrik Backman)

Hoje venho falar de um dos livros que recentemente mais gostei de ler.
Encontrava-se nas promoções quando o comprei. O título simples e o fato de o filme respetivo estar nomeado para o Óscar de melhor filme estrangeiro chamaram a minha atenção e arrisquei comprar.

Acabou por ser dos melhores livros que já li. A altura em que o comecei a ler também ajudou, tinha entrado em férias, o joelho lesionado e acabado de ler um livro extraordinário mas "pesado" de ler, o "Ensaio sobre a cegueira" de José Saramago.

(Sem muitos spoilers)

Livro de leitura fácil e uma história absolutamente encantadora. Um homem chamado Ove (sim, o título não engana), um velho rezingão e indignado com o mundo atual, cheio de pessoas que não querem trabalhar e estão agarrados aos seus computadores e tablets, que não sabem arranjar um carro nem sequer fazer um simples trabalho (vulgo biscate) em casa. A morte da sua mulher amada, aquela que melhor o entendia e lhe trazia mais bom senso, afeta-o ainda mais do que a "desgraça" do mundo exterior e decide-se suicidar.

Mas uma nova família no bairro de Ove acaba de chegar e trazer um conjunto de episódios hilariantes, não só pelos episódios em si, mas também porque vemos um Ove que se tenta suicidar... mas, involuntariamente, não o deixam. Sim, é por vezes um pouco negro o humor, mas de uma leveza e uma cativação pela história indescritível.

Ove acaba por ser um homem deslocado no mundo, teve uma vida rígida, uma infância curta e muitas vezes refém dos seus princípios, contrastando com os dias que viveu junto da sua falecida esposa, possivelmente a melhor razão para este viver. Somos introduzidos a um velho de extrema frieza mas acabamos por nos aperceber que Ove é um herói e um homem de grande coração e uma vida exemplar.

Faz-nos repensar o nosso papel no mundo e a forma como nos damos com, e às, outras pessoas que nos rodeiam na nossa vida.

Uma história hilariante, comovente e de deixar uma lágrima no canto do olho. Não será um livro marcante no mundo literário, mas será, pelo menos para mim, uma das melhores histórias do homem comum que já li.

Existem livros que recomendo a esta ou aquela pessoa. Mas "Um homem chamado Ove" é dos primeiros livros que me dão vontade de espalhar por aí, de oferecer à minha família e aos amigos.

Raras vezes dou 5 estrelas a um livro no Goodreads. Esta foi uma dessas alturas. Leiam.

Comentários